segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O tempo da quaresma


O que quer dizer quaresma?
 A palavra quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: A ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta feira de cinzas e termina na quinta feira (até a missa da ceia do Senhor) da semana santa, os católicos realizam a preparação para a páscoa. O período é reservado para reflexão e conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fieis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o  objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado para a reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitencia para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. [...] Todas as religiões tem períodos voltados à reflexão, ele fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário especifico para seguir. A cor litúrgica desse tempo é o roxo, que significa o luta e a penitencia.
Cerca de Duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 D.C., a igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias, igualando essa preparação ao número de dias que Jesus meditou no deserto. Assim surgiu a quaresma.
O número 4 simboliza o universo material. Os zeros que o precedem significam o tempo de vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto a quaresma está diretamente ligada no símbolo deste número na bíblia. Além desta passagem é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e Elias na montanha, dos 400 anos que durou a escravidão dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
Campanha da Fraternidade
O percurso da quaresma é acompanhado pela realização da campanha da fraternidade- a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado com um tema urgente e necessário.
Seus objetivos permanentes são: Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus comprometendo em particular os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Neste ano a campanha da fraternidade tem como tema Fraternidade e Juventude e o lema Eis me aqui, envia-me (Is 6,8). O objetivo da campanha da fraternidade desse ano nada mais é do que acolher os jovens no contexto da mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivencia eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
Os objetivos específicos são:

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Então finalizando, como somos a juventude devemos aproveitar esse tempo tão adequado e oportuno para  descobrir a sua vocação e usa-la  na comunidade,  se tornando assim um agente transformador da sociedade, e de certa formar “quebrar” os longos textos que dizem que os jovens estão se afastando da comunidade cristã.


Fiquem com Deus, e pensem sobre uma reflexão para ser uma pessoa melhor, já que estamos na quaresma,
  Alleff

Nenhum comentário:

Postar um comentário